Crefisa poderia ter papel menor na estabilidade do VerdĂŁo
Na primeira semana de janeiro de 2022, o Palmeiras anunciou o seu quarto reforço da temporada, o volante Jailson, que estava no Dalian Pro, da China.
O anĂșncio do volante surpreendeu pela criatividade do vĂdeo, gerando elogios da torcida. O vĂdeo simples e sem grande produção tambĂ©m reforçou a carĂȘncia do clube por conteĂșdos atraentes nas mĂdias digitais.
Apesar disso, com uma breve revista nas receitas do clube nos Ășltimos anos, tem-se uma falsa ideia de que o Marketing do Palmeiras Ă© o melhor do paĂs.
NĂŁo apenas, os dados camuflam a inercia no setor, dando pistas de como o clube vem se preparando caso a parceria com a Crefisa chegue ao fim.
Um reforço viral
Em uma sexta-feira, 7, o Palmeiras anunciou o volante Jailson como mais um reforço para a equipe. Com um vĂdeo descontraĂdo e oportuno, o marketing levou em conta o histĂłrico do jogador, chamado de Will Smith pelos colegas. As mĂdias sociais do clube subiram um vĂdeo que faz alusĂŁo Ă abertura do seriado 'Um Maluco no Pedaço' para anunciar o volante.
Embora nĂŁo seja um nome badalado ou o craque esperado pela torcida, o vĂdeo bombou entre os palmeirenses, sendo elogiado atĂ© por fĂŁs de equipes rivais, que aprovaram a parĂłdia.
O vĂdeo foi visto cerca de 15 milhĂ”es de vezes nas mĂdias sociais do clube entre os dias 7 e 11 de janeiro. AliĂĄs, jĂĄ Ă© um dos mais assistidos do Instagram do Palmeiras.
A Ășltima ação
No entanto, foi Ășltima ação de marketing de alguns funcionĂĄrios da comunicação do clube. Dois dias apĂłs o anĂșncio viral, foi divulgada a demissĂŁo de mais duas funcionĂĄrias do setor, Daniela GuardĂŁo e Klaudia Kalinin.
Logo após, o locutor do Allianz Parque, Marcos Costi, também foi dispensado. O funcionårio jå era uma voz conhecida entre os alviverdes.
Da mesma forma, o clube jå tinha anunciado a demissão do seu ex-diretor de marketing, Roberto Trinas. Trinas foi contratado na gestão Paulo Nobre, sendo responsåvel por comandar Marca, Avanti, Digital, OperaçÔes, Canais Próprios, Licenciamentos e Comercial.
AçÔes discretas do marketing diante do sucesso do time
Apesar da bola dentro nas redes sociais com Jailson, o vĂdeo Ă© uma das poucas exceçÔes de destaque do clube nos Ășltimos anos, nesse sentido.
Mesmo com o sucesso do time em campo, sĂŁo recorrentes as reclamaçÔes sobre a falta de açÔes vantajosas no programa de sĂłcio torcedor. A desenvoltura pĂĄlida nas mĂdias digitais do clube foi uma das reclamaçÔes mais comuns entre palmeirenses.
Assim como, ver os Ădolos do clube distantes, poucos lançamentos interessantes, entre outras situaçÔes. Vale frisar a demora no abandono da linguagem protocolar na relação com a torcida nos canais.
A promessa de um novo modelo de comunicação
A presidente, Leila Pereira, jå havia avisado que o Palmeiras teria uma reformulação total na årea da Comunicação. A função de diretor de marketing serå extinta da gestão interna, segundo apurou o Nosso Palestra.
Segundo a mandatĂĄria, o objetivo Ă© fazer com que a presidĂȘncia tenha um diĂĄlogo mais direto com os gestores da comunicação. Em outras palavras, Leila nĂŁo quer que nada passe sem seu aval.
Bem como, pontuou na sua coletiva de apresentação que quer o torcedor ainda mais próximo do clube.
Contudo, apesar desse cenĂĄrio, chama a atenção o balanço das receitas anuais do clube. Um relatĂłrio feito pela Pluri, em 2019, mostrou a evolução das receitas do futebol brasileiro na Ășltima dĂ©cada.
O VerdĂŁo nĂŁo Ă© o clube que mais faturou com receitas nos Ășltimos 10 anos, mas Ă© o que mais faturou no Marketing-Comercial no Brasil entre 2015-2019.
O Palestra aparece Ă frente de 2 - Flamengo (R$ 439, 4 mi), e 3 - Corinthians (R$ 334, 5 mi). O marketing-comercial Ă© hoje a terceira maior fonte de receita do Palmeiras.
No relatório Ernst & Young mais recente, o estudo visou identificar o desempenho dos clubes nas finanças em 2020, no auge da pandemia do Covid-19. Novamente, o Palmeiras esteve no topo da arrecadação de receitas no setor marketing-comercial entre as principais equipes do Brasil.
EntĂŁo, como uma gestĂŁo de Marketing tĂŁo criticada pode ser tĂŁo rentĂĄvel?
O marketing do Palmeiras Ă© o melhor do Brasil?
Para responder essa pergunta, essa matéria buscou quem entende melhor do assunto. O jornalista Eric Beting, especialista em cobrir negócios do esporte, explicou o motivo dessa disparidade sobre o marketing alviverde.
Por que tĂŁo rentĂĄvel, mas tĂŁo criticado? De acordo com Beting, esse faturamento corresponde muito mais a ĂĄrea Comercial do que propriamente Marketing.
Marketing e Comercial nĂŁo sĂŁo a mesma coisa?
Apesar do antigo diretor de marketing Roberto Trinas acumular funçÔes, o departamento é um setor à parte dentro dos clubes. No entanto, não existe essa separação na maioria dos clubes do Brasil.
Segundo Beting, esse Ă© um grande erro, pois "marketeiros" nĂŁo deveriam acumular funçÔes. PatrocĂnio Ă© receita comercial. De modo geral, nĂŁo tem relação com os projetos de marketing.
Ă devido ao patrocĂnio da Crefisa que a receita do Palmeiras (Marketing-Comercial), continua tĂŁo alta nos balanços anuais, nĂŁo por açÔes e atividades do departamento de marketing.
Enquanto a maioria dos clubes brasileiros sofreu com a redução dos patrocĂnios durante a pandemia, a Crefisa manteve seu pagamento inflado.
"Ele [Palmeiras] ganhou muito de um Ășnico patrocinador, enquanto os outros clubes sofreram os reflexos da crise e da saĂda da Caixa", pontua.
Dessa forma, qual seria o saldo do desempenho do marketing alviverde nos Ășltimos anos?
Para Beting, os resultados poderiam ser muito melhores. AliĂĄs, o Ăłtimo momento do time dentro do campo Ă© o cenĂĄrio que qualquer departamento de marketing sonha em atuar.
"Eu acho que o marketing ficou estacionado colhendo os frutos do desempenho em campo. O Palmeiras poderia ter gerado muito mais receita com diversos produtos ligados a Ădolos e conquistas, mas pouco fez para isso", opina o jornalista.
Palmeiras comemora a sua segunda Libertadores em um Ășnico ano (Foto: Divulgação/ConmebolTV) |
E se a Crefisa deixasse o Palmeiras hoje?
O VerdĂŁo estaria bem equilibrado caso a Crefisa deixasse de ser seu principal patrocinador?
"Todos os outros clubes sofreram redução ou saĂda de marcas, tanto que foi quando começaram a se mexer". Essa fala do jornalista tem relação com o desafio que alguns clubes tiveram que enfrentar durante a pandemia.
A redução de pagamentos e a saĂda de marcas impactaram de forma significativa. Assim, muitos tiveram que se reinventar e criar outras formas de gerar ativos. A dificuldade fez muito clube trabalhar.
O departamento de marketing tem como principal função criar novas possibilidades de receitas usando a criatividade, além de manter os clientes/torcedores fiéis.
Contudo, o VerdĂŁo parece ter se acomodado com o apoio da Crefisa, e o marketing Ă© um indĂcio. A resposta dos torcedores e a reformulação no setor legitima essa afirmação.
Não se trata do retorno que o Palmeiras då ao seu patrocinador. A exposição na camisa alviverde foi, provavelmente, o começo de uma nova era na empresa de Leila Pereira.
Todavia, nĂŁo Ă© sobre isso. Mas sobre como o VerdĂŁo estĂĄ aproveitando o perĂodo de vacas gordas e, principalmente, como estĂĄ se preparando caso um eventual rompimento com seu forte patrocinador venha a acontecer no futuro.