Nos detalhes, Chelsea vence o Palmeiras na prorrogação e fica com o Mundial de Clubes
Raphael Veiga comemora gol contra o Chelsea no mundial (Foto: Reprodução/Twitter) |
Quem assistiu a final do Mundial de Clubes entre Chelsea x Palmeiras viu um Verdão muito aplicado em campo, com a proposta de deixar jogar e explorar os espaços da equipe inglesa.
Abel Ferreira sabia que tinha pela frente um adversário da mais alta qualidade. Entrar de peito aberto poderia ser fatal. O Palmeiras estava consciente e também conseguiu dificultar a vida do atual campeão da Champions League.
Chelsea x Palmeiras, jogo foi o primeiro confronto entre as equipes na história (Foto: Divulgação/Fabio Menotti/Palmeiras) |
Aos 9' do 2T, Hudson-Odoi conseguiu se safar da marcação e cruzou para Lukaku, que subiu para cabecear e abrir o placar, em Abu Dhabi.
Para alívio dos alviverdes, pouco depois, o VAR apontou mão na bola de Thiago Silva, pênalti para o Palmeiras. Raphael Veiga bateu sem chance para Mendy.
O meia nunca perdeu um pênalti com a camisa alviverde, 16 cobranças, 16 acertos. O gol animou a torcida e aumentou as investidas da equipe paulista no ataque.
Para o azar dos palmeirenses, Veiga demonstrou sentir um desconforto e foi substituído pouco depois. Abel Ferreira também viu Thomas Tuchel, treinandor do Chelsea, mexer no time. Com 1 a 1 e o cansaço surgindo, a discrepância entre o banco de reservas apareceu.
Chelsea aceitou a proposta do Verdão, mas não conseguiu colocar a bola na rede no primeiro tempo ( Foto: Divulgação/ Fábio Menotti/Palmeiras) |
Um pênalti decidiu o Mundial
O jogo foi para a prorrogação, Dudu e Rony foram substituídos. Atuesta, Wesley, Rafael Navarro, Jaílson e Deyverson entraram. Como resultado, o Palmeiras perdeu mais qualidade, ficou mais defensivo em campo.
Do outro lado, entrou jogadores como Pulicic, Ziyech e Sarr, e o nível dos ingleses foi menos afetado. O Verdão não teve substitutos para jogadores como Dudu e Raphael Veiga. Ambos acima da média na equipe, atualmente.
O Alviverde se segurou até os 8' do 2T da prorrogação. Quase no fim, o árbitro australiano checou um possível pênalti de Luan. Ao consultar o VAR, o juiz viu mão na bola do zagueiro e apontou pênalti. Havertz tirou de Weverton, marcando o gol do título dos ingleses, o primeiro mundial da equipe.
Um Palmeiras forte, apesar das limitações
O Chelsea não teve tantas chances perigosas no jogo. Isso foi mérito da forte marcação do Palmeiras, da surpreendente atuação de Gustavo Scarpa e de Luan, que fez atuação perfeita à frente da zaga até cometer o pênalti.
O time do Palmeiras seguiu à risca todo o plano traçado por Abel Ferreira, suas ideias são entendidas pelos jogadores de uma forma pouco comum, como se fossem injetadas, gerando elogios do técnico Thomas Tuchel.
"Era um adversário forte, um típico time sul-americano. Eles eram muito bons individualmente e tinham enorme solidariedade e disciplina. Então sabíamos que seria difícil criar muitas chances. Tivemos que ser pacientes, mas implacáveis ao mesmo tempo”, disse Tuchel em coletiva pós-jogo.
O Verdão não foi tão inferior como muitos apostavam. Jornalistas estrangeiros destacaram a inteligência de Abel Ferreira. A capacidade de trabalhar bem com o seu plantel e montar uma estratégia que dificultou as chances de um adversário com condições de montar uma seleção.
Abel Ferreira afirmou, após o jogo, que iria proibir seus jogadores de não valorizar o 2º lugar (Foto: Divulgação/Fábio Menotti/Palmeiras) |
That Palmeiras manager Abel Ferreira must be really good. Credit to his team, baffling that I've not seen his name linked to all these big European/ English jobs that have come up.
— Nizaar Kinsella (@NizaarKinsella) February 12, 2022
"Esse treinador do Palmeiras, Abel Ferreira, deve ser muito bom. Crédito para sua equipe, é curioso que eu não tenha visto seu nome ligado a todos esses grandes trabalhos europeus / ingleses que surgiram", elogiou o correspondente do Chelsea, site O Gol.
Ao lado de Veiga, Gustava Scarpa é um dos atletas que mais evoluíram com Abel Ferreira (Foto: Divulgação/Fábio Menotti/Palmeiras) |
O vice-campeonato lembrou que qualificar o time e o banco de reservas deve ser uma preocupação do clube nesta nova temporada que se inicia. O motivo é que o Verdão é candidato ao Tri da Libertadores e pode voltar a brigar pelo Mundial.
Em um dia de sorte, o caneco pode vir, o mais difícil é estar lá.