Com título da Recopa, Palmeiras ‘gabarita’ dupla Athletiba

Palmeiras Recopa
Verdão fatura 4ª taça na 'Era Abel' (Foto: Reprodução/Globoesporte.com)

O Palmeiras conquistou mais um título na era Abel Ferreira. Na noite desta quarta-feira (2), dentro de sua arena, o Verdão derrotou o Athletico-PR e ficou com a taça da Recopa Sul-americana. O título é o segundo do Palestra diante dos rivais paranaenses.

Dessa vez, o Palmeiras copou a Recopa

O Palmeiras tem se acostumado a se envolver em decisões. A disputa em questão foi a Recopa, contra o campeão da Sul-americana, o Athletico-PR. Um título que ambas as equipes ainda não tinham na sala de troféus.

No entanto, a noite foi mais feliz para o Alviverde paulista, que diante de quase 30 mil pessoas no Allianz Parque, levou a melhor e ficou com a taça. Assim, o Furacão terá de continuar correndo atrás desse caneco.

Embora não tenha contado com todos os seus titulares no primeiro confronto na Arena Baixada, o Palmeiras buscou um empate no fim da partida que o fortaleceu para o jogo da volta.

No Allianz, com a atmosfera a seu favor, o time foi superior durante toda a partida. Ao contrário do que muitos apostavam, o Verdão foi agressivo o jogo inteiro, apenas teve dificuldade na definição. 

Contudo, os tentos saíram no 2º tempo. O Palestra abriu o placar com um gol de falta do volante Zé Rafael. E, alguns minutos depois, Atuesta roubou a bola na entrada da área, rolou para Danilo, que ampliou e fez o gol do título do Verdão.

'Era Abel' cada vez mais vitoriosa

  • Copa do Brasil 2021
  • Libertadores 2020
  • Libertadores 2021
  • Recopa 2021

Em 2020, a equipe deixou escorregar a taça no confronto com o Defensa y Justicia-ARG, na decisão por pênaltis. Dessa vez, o time garantiu a taça nos 90 minutos, sem chance para o azar.

Além disso, vale lembrar que Abel Ferreira chegou a sua 8ª decisão no comando do alviverde. Em um ano e quatro meses, o português leva a sua quarta taça dirigindo o time, uma conquista inédita.

Palmeiras tem 100% de êxito sobre a dupla athletiba

Com o título sobre o Furacão, o Palmeiras ‘gabarita’ a dupla athletiba. É segunda taça que o palestra leva sobre uma grande equipe paranaense. Em 2012, o Palmeiras levou a melhor sobre o Coritiba na Copa do Brasil.

Foi diante do coxa que o Verdão conquistou o bi do torneio nacional. Após vencer o primeiro jogo, por 2 x 0, na arena Barueri, o Palmeiras empatou em 1 x 1 no jogo da volta, em Curitiba e sagrou-se campeão.

Palmeiras ‘gabarita’ dupla Athletiba
Palmeiras levanta taça da Copa do Brasil 2012 dentro do Couto Pereira, após garantir empate com Coritiba (Foto: Divulgaçã/SE Palmeiras)

Na época, o time era bastante limitado, mas era comandado por Felipão. O treinador é uma figura carimbada no Palestra Itália. Além da grande capacidade de motivação, teve a estrela necessária para escalar Betinho, o insólito autor do gol do título.

Contra o Athletico-PR foi outro cenário. O Palmeiras é o atual bicampeão da Libertadores, um time acostumado a decisões. Com a Recopa, a equipe põe a cereja do bolo no continente, contra o lado rubro-negro do Paraná.