Defesa que também marca: zagueiros decidem e Palmeiras começa a pagar sua dívida com o São Paulo

Verdão supera o São Paulo no Morumbi de virada e mantém vantagem na liderança

Foto: Reprodução/Gazeta Press

Foram os zagueiros Gustavo Gómez e Murilo que comandaram a virada épica do Palmeiras sobre o São Paulo no Morumbi pela 13ª rodada do Brasileirão 2022 em plena segunda-feira (20).

Foi apenas um ensaio intenso do que podemos ter nos embates de logo mais entre os clubes pelas oitavas da Copa do Brasil. No entanto, com mais uma vitória no Morumbi, o Verdão vem passando por cima de um histórico recente desfavorável contra o tricolor paulista fora de casa.

Defesa que também marca e faz história

Em seis minutos, o Palmeiras liquidou uma partida que parecia caminhar para o revés, após 18 jogos de uma sequência invicta. O verdão, cada vez mais confiante e com sede de vitória, vem superando até mesmo o relógio. Atrás do placar, após o gol marcado por Patrick, do São Paulo, o Palmeiras voltou para os vestiários sabendo que tinha 45 minutos para evitar a derrota.

Como Abel Ferreira diz, o time “martelou” durante todo o 2 º tempo até conseguir o gol. Após as mudanças necessárias na equipe feitas pelo auxiliar João Martins (Abel estava suspenso), o Verdão dominou toda a etapa final e terminou o jogo com mais que o triplo de finalizações: 13 contra duas do tricolor paulista, pelas estatísticas do Sofascore. 

E foi com o capitão Gustavo Gómez que o Palmeiras chegou ao empate. Mais artilheiro que nunca, o zagueiro cabeceou na meta após bola cruzada por Gustavo Scarpa aos 45’. Gómez já havia marcado dois gols no último jogo, em outra grande virada, sobre o Atlético-GO. O paraguaio se tornou o terceiro maior  zagueiro artilheiro da história do Palmeiras, de acordo com os dados oficiais.

1- Luís Pereira - 36 gols/576 jogos

2- Loschiavo -32 gols/155 jogos

3- Gustavo Gómez- 23 gols/188 jogos

Gustavo Gómez faz gol do empate no Morumbi e chega a seis gols no campeonato (Foto/Gazeta Press)

Aos 50’, foi a vez de outro zagueiro entrar em cena para decretar a vitória do Verdão. O público do Morumbi, que até aquele momento já tinha sentido o gol do empate, se calou de vez com outra bola na rede nos minutos finais.

Gustavo Scarpa bateu escanteio, até que a bola sobrou para Murilo chutar dentro da área e fazer o gol, 2 x 1 e vitória alviverde. A dupla Gustavo Gómez e Murilo anda cada vez mais afinada, e mostra que no elenco dirigido por Abel Ferreira nenhum jogador pode ser subestimado.

Contratado na temporada 2022, Murilo está cada vez mais confiante (Foto: Divulgação Palmeiras)

O São Paulo só perdeu para o Palmeiras no Morumbi

A vitória é gigante para o Palmeiras, que além de manter a equipe na liderança isolada do Brasileirão com 28 pontos, veio em um duelo contra um dos adversários que mais tem dificultado a vida do Verdão fora de casa.

Contra o Palmeiras de Abel Ferreira isso não tem sido tarefa fácil, e a prova foi a exaustão da equipe são-paulina no 2º tempo, após todo o esforço na marcação na primeira etapa.

O São Paulo só perdeu duas vezes no Morumbi em 2022, as duas derrotas para o Palmeiras, fato que engrandece ainda mais o resultado. Essa foi a segunda vitória do Palestra no Morumbi nesta temporada, a primeira foi na fase de grupos do Campeonato Paulista. Na ocasião, o Palmeiras venceu com gol de Rony.

Camisa 10 marcou e o Palmeiras venceu em março pelo Paulistão (Foto: Reprodução/Agência Estadão)

A segunda vitória do Palmeiras no Morumbi tem um grande significado. A última vez que o Verdão venceu dois jogos na casa do rival no mesmo ano foi há 25 anos, em 1997. Isso mostra que o Alviverde Paulista vive um momento primoroso.

Após eliminar o São Paulo nas quartas de final da Libertadores 2021 e superar o rival na final do Paulistão 2022 com outra virada, vem aí mais dois confrontos pela Copa do Brasil 2022, com decisão no Allianz Parque.

O Alviverde vinha levando a pior nos últimos anos dentro do Morumbi no retrospecto geral, além de eliminações para o tricolor em mata-mata. Nesse sentido, o Palmeiras pode dar uma virada no histórico do Choque-Rei com mais uma disputa pela frente.

Vale ressaltar que ao aumentar a sua sequência invicta na temporada para 19  jogos, o Palmeiras pode está prestes a quebrar o próprio recorde de invencibilidade: quando ficou 21 jogos sem perder em 2011 e 2012.

+São Paulo 1 x 2 Palmeiras; Veja os gols