Gustavo Scarpa salva o Palmeiras e cobre momento difícil de Raphael Veiga

Meia vira destaque do time nos seus últimos meses de contrato com o clube 

Gustavo Scarpa Raphael Veiga

Gustavo Scarpa foi eleito o "Craque do primeiro turno do Palmeiras" em votação no Twitter. Não é para menos, o jogador tem sido fundamental para o Verdão, líder do Campeonato Brasileiro 2022. Após mais uma vitória, fora de casa contra o Ceará ( 2 x 1), no início do returno, o meia repete outra boa atuação e ajuda a manter os bons resultados da equipe, que escapa de sofrer sem o brilho de Raphael Veiga.

Scarpa e o papel de cobrir Veiga

Veiga sentiu um incômodo na coxa na partida contra o Atlético-MG, na 9ª rodada do Campeonato Brasileiro. Foi substituído ainda no início da partida, no Allianz Parque, e ficou fora do time por algumas semanas.

Titular da equipe, o camisa 23 atravessa um momento em baixa. Pouco depois de se recuperar da lesão, testou positivo para a Covid-19, sendo poupado em outra partida em razão do contágio.

Gustavo Scarpa Raphael Veiga
Foto: Divulgação/Palmeiras)
A doença traz algumas consequências temporárias (ou não), como a diminuição do fôlego e excesso de cansaço. Isso aparentemente provoca dificuldade na corrida ou impulsão dos atletas de alto rendimento. Raphael Veiga passa por essa tempestade física, e está longe do seu melhor nível desde então.

O jogador mais decisivo do time entrava em maré baixa causando bastante preocupação nos palmeirenses. Para muitos não há substituto. Veiga estava voando na temporada, jogando o seu melhor futebol.

Scarpa marca gol contra o Botafogo pelo Brasileirão (Foto: Divulgação/Palmeiras)
"Sobrou" para Gustavo Scarpa. Aos 28 anos, o meio-campista canhoto tinha toda a sua polivalência explorada pelo técnico Abel Ferreira. Utilizado como lateral-esquerdo, mostrando ótimos resultados na posição, tinha seu lado mais nativo sacrificado. O jogador já havia dito que gostaria de jogar mais na sua posição.

"Se fosse para escolher, eu escolheria ter jogado na meia [na final da Libertadores]. Independentemente da posição, foi um sonho realizado, foi top, uma experiência muito marcante, porque acho que nem eu sabia que podia marcar tão bem, que era tão defensivo. Por já ter essa missão antes do jogo, essa obrigação defensiva, acabei nem me preocupando em atacar, que é minha principal característica", disse Scarpa no especial 'Abre Aspas', do Globo Esporte.

Gustavo Scarpa Raphael Veiga
Foto: Divulgação/Brasileirão)

Com Veiga fora, Gustavo Scarpa ganhou uma outra oportunidade, e conseguiu fazer boas atuações. Pouco tempo depois, foi divulgado que o meia havia acertado um pré-contrato com um time inglês. No fim do ano, Scarpa deixa o Palmeiras para realizar o sonho de jogar na Europa, na Premier League.

Já está acordado, o clube alviverde apenas adiou a ida do jogador. Preferiu ver o meia sair de graça no fim do ano, que perdê-lo no meio da temporada por alguns tostões.

Aos 28 anos, meia amadurece atuando fora de sua posição clássica (Foto: Reprodução/Twitter)

Mais gols que Arrascaeta no Brasileirão

A diretoria do Palmeiras previu. De lá pra cá, o jogador apresentou ótimas atuações e números. Até a 20ª rodada do Brasileirão, ele soma 4 gols e 6 assistências.

Tem o dobro de gols que De Arrascaeta, do Flamengo, que no momento lidera a lista de assistências, com um passe a mais que o palmeirense (7). No Palmeiras, Scarpa é o maior garçom, cada cruzamento do camisa 14 gera um frio na espinha das equipes adversárias.

Em entrevista em programa do SporTV, meia disse se sentir "leve" (Foto: Reprodução/Gazeta Press)
Vale destacar que o jogador continua a se impor defensivamente, contribuindo com força na marcação. Com justiça, foi eleito o "Craque" do Palmeiras no primeiro turno em votação aberta pelo Twitter. Mesmo após o retorno de Veiga continuou sendo destaque.

Gustavo Scarpa tem atuado feito gente grande, ou melhor, feito gente madura, sem deixar que o Verdão sofra em demasia a falta de Raphael Veiga. Evitando qualquer sinal de dependência.