Foto: Reprodução/Marcos Riboli/Ge |
Abel Ferreira completou dois anos de Palmeiras esta semana. O treinador, que chegou como um desconhecido vindo do PAOK, da Grécia, e sem um vasto currículo na carreira, agora ostenta em títulos o que muitos treinadores levam uma vida para alcançar na América do Sul.
Campeão Brasileiro em 2022, o português de Penafiel (cidade natal do técnico) também igualou um dos maiores da história do Palmeiras: o treinador Luiz Felipe Scolari.
Abel em treino do Palmeiras no Mundial de Clubes de 2021 (foto: Reprodução/Getty Images) |
Acreditando na bela apresentação do treinador durante a “entrevista de emprego”, o Palmeiras fechou com Abel Ferreira em 30 de outubro de 2020. Sua estreia ocorreu no dia 5 de novembro contra o Red Bull Bragantino, no Allianz Parque.
De lá pra cá, o português e o Palmeiras alinharam suas filosofias de forma perfeita. Como resultado, o clube não passou em branco desde que passou a ser dirigido pelo europeu.
Multicampeão em dois anos
Depois de triunfar cinco vezes nas principais competições, lhe faltava um título na prateleira: o Campeonato Brasileiro. Faltava, porque nesta quarta-feira (2), Abel Ferreira conquistou em terras brasileiras o seu sexto título pelo Palmeiras.
"Tudo que fizemos foi muito bem-feito", disse Abel após a conquista.
A goleada por 4 a 0 sobre o Fortaleza, no Allianz Parque, levou o time a coroar o 11º título Brasileiro - o Hendeca, com 77 pontos.
O treinador, obviamente, não poderá ser taxado de “sortudo”. Mostrou a sua capacidade em uma competição a longo prazo, que exige mais foco, equilíbrio físico, mental e tático.
"Acima de tudo, tenho um sentimento de orgulho e honra por pertencer a esse grupo de trabalho, de grandes homens. Disse que esse grupo foi montado para fazer história"', afirmou o português orgulhoso.
Abel Ferreira durante a comemoração do hendecacampeonato nos arredores do Allianz Parque (Foto: Divulgação/Cesar Greco/Palmeiras) |
Abel Ferreira igualou Felipão em número de títulos pelo Palmeiras. O gaúcho foi campeão seis vezes como treinador do Verdão. Agora, testemunha um técnico em ascensão alcançá-lo em número de conquistas no alviverde.
O treinador mais vitorioso da história do Palmeiras ainda é Vanderlei
Luxemburgo com oito títulos, seguido por Osvaldo Brandão com sete.
Os títulos de Felipão pelo Palmeiras
- Libertadores (1999)
- 2x Copas do Brasil (1998 e 2012)
- Copa Mercosul (1998)
- Torneio Rio-São Paulo (2000)
- Campeonato Brasileiro (2018)
Os títulos de Abel Ferreira pelo Palmeiras
- Brasileirão (2022)*
- Recopa (2022)
Foto: Reprodução/Ettore Chiereguini/AGIF |
- Campeonato Paulista (2022)
Foto: Reprodução/Eduardo Knapp/Folha Press |