O Palmeiras está no Grupo C da Conmebol Libertadores 2023 ao lado de Cerro Porteño-PAR, Barcelona de Quayaquil e Bolívar-BOL. Na primeira fase, o Verdão enfrenta rivais sedentos em busca da primeira conquista, enquanto sonha com a soberania no torneio entre os times brasileiros.
Palmeiras x Cerro Porteño - Quem são eles
O Cerro Porteño é o clube que o Palmeiras mais enfrentou na Copa Libertadores. Em 2018, os times tiveram um duelo daqueles, com bastante confusão. Dono de um estádio recém reformado, o General Pablo Rojas, o “Ciclón” é o segundo maior campeão do Campeonato Paraguaio com 34 títulos, 12 a menos que o rival Libertad-PAR.
Cerro Porteño entra em campo ao lado do Palmeiras no General Pablo Rojas (Foto:Reprodução/Getty images) |
Histórico na Libertadores
O Cerro Porteño é o segundo adversário do Palmeiras na fase de grupos da 64ª edição da Libertadores. A equipe de Assunção, atualmente treinada pelo técnico argentino Facundo Sava, corre atrás do sonho do título inédito no torneio.
Cerro reinaugurou seu estadio, agora chamado também de La Nueva Olla, em 2017 (Foto: Reprodução: Internet) |
Palmeiras x Barcelona de Guayaquil - Quem são eles
O terceiro rival do Palmeiras na Libertadores é o Barcelona de Guayaquil. O “ídolo del Ecuador” é o clube mais popular do Equador e também o maior campeão da Liga local com 16 conquistas. Seus principais rivais são Emelec e LDU.
Apesar de nunca ter conquistado a Libertadores, os equatorianos têm um histórico considerável no torneio, com 28 participações.
Palmeiras em jogo contra o Barcelona-EQU, no Allianz Parque (Foto: Reprodução/Gazetta Press) |
Histórico na Libertadores
As melhores campanhas do Barcelona-EQU na Libertadores foram em 1990 e 1998, quando chegou à final e ficou com o vice-campeonato nas duas oportunidades.
Treinando nesta edição pelo técnico Fabián Bustos, os “Canarios” conseguiram a vaga pelo vice no Campeonato Equatoriano 2022.
Estádio Banco Pichincha é a casa dos Canarios (Foto: Reprodução/Internet) |
Palmeiras x Bolívar - Quem são eles
O Bolívar sonha com a conquista da sua primeira Libertadores. A equipe boliviana foi a adversária de estreia do Palmeiras na edição deste ano do torneio.
Uma das principais armas do clube é a altitude de La Paz, na Bolívia. Atualmente, a equipe manda jogos no Estádio Hernando Siles, com uma das maiores altitudes do mundo: 3.637 metros do nível do mar.
A condição do local é sempre uma grande preocupação para os adversários, e muitas vezes é principal motivo do enfraquecimento físico dos visitantes.
Artur, do Palmeiras, em disputa contra Villamil, do Bolivar, na estreia da Libertadores 2023 (Foto: Divulgação/Palmeiras) |
O estádio é uma espécie de “Pacaembu” boliviano, pois também é utilizado pelo rival The Strongest. “Los Celestes" pertencem ao Grupo City, responsáveis por uma cadeia internacional que administra 12 clubes espalhados pelo mundo.
Hernando Siles é o 6º estádio com a maior altitude da América do Sul (Foto: Reprodução/Internet) |
Histórico na Libertadores
O Bolívar soma 34 participações no torneio continental, e teve sua melhor campanha em 2014, quando chegou até a semifinal. Em seu país, são os maiores campeões nacionais com 30 Campeonatos Bolivianos, o dobro de seu rival. A equipe garantiu a vaga nesta edição com a conquista do Apertura Boliviano 2022.