
O Palmeiras está no Grupo C da Conmebol Libertadores 2023 ao lado de Cerro Porteño-PAR, Barcelona de Quayaquil e Bolívar-BOL. Na primeira fase, o Verdão enfrenta rivais sedentos em busca da primeira conquista, enquanto sonha com a soberania no torneio entre os times brasileiros.
Palmeiras x Cerro Porteño - Quem são eles
O Cerro Porteño é o clube que o Palmeiras mais enfrentou na Copa Libertadores. Em 2018, os times tiveram um duelo daqueles, com bastante confusão. Dono de um estádio recém reformado, o General Pablo Rojas, o “Ciclón” é o segundo maior campeão do Campeonato Paraguaio com 34 títulos, 12 a menos que o rival Libertad-PAR.
![]() |
Cerro Porteño entra em campo ao lado do Palmeiras no General Pablo Rojas (Foto:Reprodução/Getty images) |
Histórico na Libertadores
O Cerro Porteño é o segundo adversário do Palmeiras na fase de grupos da 64ª edição da Libertadores. A equipe de Assunção, atualmente treinada pelo técnico argentino Facundo Sava, corre atrás do sonho do título inédito no torneio.
![]() |
Cerro reinaugurou seu estadio, agora chamado também de La Nueva Olla, em 2017 (Foto: Reprodução: Internet) |
Palmeiras x Barcelona de Guayaquil - Quem são eles
O terceiro rival do Palmeiras na Libertadores é o Barcelona de Guayaquil. O “ídolo del Ecuador” é o clube mais popular do Equador e também o maior campeão da Liga local com 16 conquistas. Seus principais rivais são Emelec e LDU.
Apesar de nunca ter conquistado a Libertadores, os equatorianos têm um histórico considerável no torneio, com 28 participações.
![]() |
Palmeiras em jogo contra o Barcelona-EQU, no Allianz Parque (Foto: Reprodução/Gazetta Press) |
Histórico na Libertadores
As melhores campanhas do Barcelona-EQU na Libertadores foram em 1990 e 1998, quando chegou à final e ficou com o vice-campeonato nas duas oportunidades.
Treinando nesta edição pelo técnico Fabián Bustos, os “Canarios” conseguiram a vaga pelo vice no Campeonato Equatoriano 2022.
![]() |
Estádio Banco Pichincha é a casa dos Canarios (Foto: Reprodução/Internet) |
Palmeiras x Bolívar - Quem são eles
O Bolívar sonha com a conquista da sua primeira Libertadores. A equipe boliviana foi a adversária de estreia do Palmeiras na edição deste ano do torneio.
Uma das principais armas do clube é a altitude de La Paz, na Bolívia. Atualmente, a equipe manda jogos no Estádio Hernando Siles, com uma das maiores altitudes do mundo: 3.637 metros do nível do mar.
A condição do local é sempre uma grande preocupação para os adversários, e muitas vezes é principal motivo do enfraquecimento físico dos visitantes.
![]() |
Artur, do Palmeiras, em disputa contra Villamil, do Bolivar, na estreia da Libertadores 2023 (Foto: Divulgação/Palmeiras) |
O estádio é uma espécie de “Pacaembu” boliviano, pois também é utilizado pelo rival The Strongest. “Los Celestes" pertencem ao Grupo City, responsáveis por uma cadeia internacional que administra 12 clubes espalhados pelo mundo.
![]() |
Hernando Siles é o 6º estádio com a maior altitude da América do Sul (Foto: Reprodução/Internet) |
Histórico na Libertadores
O Bolívar soma 34 participações no torneio continental, e teve sua melhor campanha em 2014, quando chegou até a semifinal. Em seu país, são os maiores campeões nacionais com 30 Campeonatos Bolivianos, o dobro de seu rival. A equipe garantiu a vaga nesta edição com a conquista do Apertura Boliviano 2022.