A maior vitória de Abel sobre o Santos foi no Maracanã, na final a Libertadores 2020 (Reprodução/Mauro Pimentel/Getty Images) |
Abel Ferreira desconhece o sabor da derrota contra o Santos. Neste sábado, 20, o Palmeiras empatou com o Peixe em 0 a 0 pela 7ª rodada do Brasileirão, na Vila Belmiro, e segue na cola do líder. Já são 10 jogos do Alviverde contra o Santos sob o comando do treinador português. Até aqui, o confronto com o melhor aproveitamento palestrino em clássicos.
O Palmeiras chegou a 12 jogos de invencibilidade diante do Santos. O Peixe amarga uma seca sem vitórias sobre o Verdão que já dura mais de três anos.
A última derrota palmeirense no clássico foi em 9 de outubro de 2019, o técnico era Mano Menezes.
O time do Palmeiras no último revés: Jailson; Marcos Rocha, Luan, Vitor Hugo e Diogo Barbosa; Felipe Melo, Bruno Henrique e Gustavo Scarpa (Zé Rafael); Dudu, Willian e Luiz Adriano (Carlos Eduardo).
A grande sequência no Clássico da Saudade veio a partir daí. Nos jogos seguintes, o Palmeiras ficou no 0 a 0 com o Santos no Paulistão 2020, e depois venceu o rival por 2 a 1 no Brasileirão, na mesma temporada. Os dois jogos sob o comando do técnico Vanderlei Luxemburgo.
Abel na final da Libertadores contra o Santos, no Maracanã (Reprodução/Pool/Getty Images) |
Abel Ferreira chegou e não perdeu mais
Abel Ferreira estreou como técnico do Palmeiras em 5 de outubro de 2020, em jogo contra o RB Bragantino. O treinador dirigiu o Palmeiras em jogo contra o Santos pela primeira vez no returno do Brasileirão 2020, com um empate em 2 a 2 na Vila Belmiro.
Após esse empate no primeiro confronto, o português fez o Palestra emendar uma sequência de oito vitórias consecutivas sobre o rival.
O primeiro triunfo de Abel Ferreira contra os santistas foi justamente o mais importante de todos, a vitória por 1 a 0 na final da Libertadores em janeiro de 2021, no Maracanã, que levou o Palmeiras ao bicampeonato.
Desde a conquista no Maracanã, Abel Ferreira comandou o Verdão em 10 jogos contra o Santos, e segue invicto no confronto, fazendo do rival a maior vítima do Palmeiras em clássicos, atualmente.
Abel Ferreira x Santos : 10 jogos, 8 vitórias, 2 empates, 0 derrotas
- Santos 0 x 0 Palmeiras - Vila Belmiro - Campeonato Brasileiro de 2023
- Palmeiras 3 x 1 Santos – Estádio do Morumbi – Paulistão de 2023
- Palmeiras 1 x 0 Santos – Allianz Parque – Campeonato Brasileiro de 2022
- Santos 0 x 1 Palmeiras – Vila Belmiro – Campeonato Brasileiro de 2022
- Palmeiras 1 x 0 Santos – Allianz Parque – Paulistão de 2022
- Santos 0 x 2 Palmeiras – Vila Belmiro – Campeonato Brasileiro de 2021
- Palmeiras 3 x 2 Santos – Allianz Parque – Campeonato Brasileiro de 2021
- Palmeiras 3 x 2 Santos – Allianz Parque – Paulistão de 2021
- Palmeiras 1 x 0 Santos – Estádio do Maracanã – CONMEBOL Libertadores de 2020
- Santos 2 x 2 Palmeiras – Vila Belmiro - Campeonato Brasileiro de 2020