-Foto: Divulgação/Cesar Greco/Palmeiras |
Palmeiras x Bolívar-BOL - como foi
Em noite de garoa na capital paulista, o Palmeiras recebeu o Bolívar pela sexta e derradeira rodada da fase de grupos da Conmebol Libertadores.
A equipe boliviana estava empatada com o Palmeiras no Grupo C, ambos com 12 pontos, e veio para disputar com o Verdão a melhor campanha do torneio.
O Palmeiras dominou o primeiro tempo. Vantagem que só veio após os 20 minutos de jogo. Com a forte marcação individual do Bolívar, que jogou com três zagueiros, o Verdão teve paciência para buscar espaços e desamarrar o jogo.
Logo na primeira investida, Rony cabeceou com perigo e obrigou Lampe a fazer boa defesa para evitar o primeiro gol palmeirense. Aos 24' saiu o primeiro gol do Palestra. Rony recebeu um passe com categoria de Raphael Veiga e tocou na saída do goleiro boliviano (1-0).
Mesmo com a vantagem no marcador, o Verdão se manteve no campo de ataque e chegou ao segundo gol com Artur, de cabeça, depois de bom cruzamento de Piquerez, (2-0). E poderia ter saído mais: Gabriel Menino teve finalização desviada dentro da área e Veiga acertou o travessão em jogada pelo alto.
Artur é o artilheiro da noite
Com o controle do jogo e atuação equilibrada, o Palmeiras buscou aumentar o placar no 2º tempo. Com mais espaços, o Verdão construiu muitas chances na última etapa, e poderia ter ampliado com Rony.
Mas os gols que transformaram a vitória em goleada vieram dos pés de Piquerez e Artur. Piquerez marcou após mais uma assistência de Raphael Veiga no jogo (3-0), e Artur fechou a goleada em bola lançada de Dudu, marcando o segundo dele na noite (4-0).
A melhor campanha da Libertadores pelo segundo ano consecutivo
Com a vitória sobre o Bolívar, o Palmeiras soma 15 pontos e garante a liderança do Grupo C. O Palestra entrou em campo já classificado para as oitavas de final, com cinco vitórias e uma derrota. A equipe de Abel Ferreira assume o topo da classificação geral e termina a primeira fase com a melhor campanha do torneio.
Em 2022, o Palmeiras alcançou a melhor campanha da história da fase de grupos da Libertadores, superando o Boca Juniors. É a quinta vez nos últimos seis anos que o Verdão avança como o melhor time da primeira fase da competição: 2018, 2019, 2020, 2022 e 2023.
Com o resultado, o Palmeiras tem o direito de decidir todos os jogos em casa na fase eliminatória antes de uma eventual final, caso avance no mata-mata.
O Verdão também volta a vencer após duas derrotas seguidas no Campeonato Brasileiro. O time agora retorna as suas atenções à Série A.
🤩🏆 Tudo definido! Os 1⃣6⃣ classificados e os potes para o sorteio das Oitavas de Final da CONMEBOL #Libertadores, na próxima quarta-feira.
— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) June 30, 2023
⭐️ Quem tem melhor campanha decide o mata-mata em casa. Em busca da @GloriaEterna! pic.twitter.com/cOu6lqdYL9