Foto: Reprodução/Twitter |
O Palmeiras, atual campeão brasileiro, viu o Botafogo empatar com o Fortaleza em partida atrasada, nesta quinta-feira (23). O empate em 2 a 2 entre as equipes garantiu o Alviverde na liderança isolada do Brasileirão com 62 pontos, fato que nem o mais otimista dos palmeirenses poderia crer faltando apenas quatro jogos para o fim do campeonato.
Botafogo deixa o Palmeiras chegar
Nem o mais confiante dos palmeirenses acreditava que o Verdão assumiria a liderança na 34ª rodada. A queda do time na semifinal da Libertadores para o Boca Juniors nos pênaltis resultou em quatro derrotas seguidas no Brasileirão, uma sequência que gerou desconfiança e frustração, até mesmo pela briga por uma vaga direta na Libertadores.
Com o foco na Libertadores no primeiro semestre, o Palmeiras vinha fazendo uma campanha estável nos pontos corridos, mas acabou ficando distante da liderança com alguns tropeços, erros de arbitragem e por dividir a atenção entre as duas competições.
O Botafogo chegou a abrir 13 pontos de vantagem para o Palmeiras na virada do returno. O time carioca fez um primeiro turno surpreendente e liderou o campeonato com sobras na primeira parte. Apesar de perder o seu principal mentor, o técnico português Luís Castro, o time seguiu vencendo jogos. Até que a troca de técnicos, a queda de rendimento e o psicológico dos jogadores deram início a decadência do líder.
Endrick é protagonista da reação do Palmeiras na reta final do Brasileirão (Foto: Divulgação/Palmeiras) |
Na 28º rodada, o Botafogo engatou uma sequência inacreditável. O, até então, líder incontestável empatou em casa com o Athletico Paranaense e depois disso não soube mais o que é vencer, são sete jogos sem vitória. Neste intervalo, sofreu quatro derrotas consecutivas, duas delas de maneira arrasadora em casa.
Com a sequência negativa inesperada do líder, o jogo contra o Palmeiras na 31ª rodada ganhou contornos inimagináveis no Engenhão. A vitória Alviverde deixaria os times separados por três pontos. Naquele momento, o Alvinegro contava com um jogo a menos.
O Palmeiras não só venceu, como protagonizou um dos maiores jogos de sua história. Uma vitória por 4 a 3 de virada levou os palmeirenses ao entusiasmo, e deixou os botafoguenses arrasados pela incredulidade. O Palestra reverteu um 3 a 0 no 1º tempo. O que estava sendo escrito como uma goleada impositiva do líder, se tornou exemplo de recuperação e mentalidade esportiva. O Palmeiras não se rendeu e reagiu de forma heróica sob comando de Endrick, de apenas 17 anos.
O Campeonato Brasileiro esquentou, e o Palmeiras, que vinha de cinco vitórias seguidas, viu a possibilidade de brigar pela taça. Assim como Grêmio e RB Bragantino. Mesmo após tropeçar diante do Flamengo no Maracanã, a liderança caiu no colo do Verdão no jogo seguinte, na 34ª rodada. O Palestra venceu por 3 a 0 o Internacional, em Barueri, e assumiu o 1º lugar.
Virada do Palmeiras sobre o Botafogo pode se tornar vitória do título (Foto: Reprodução/SporTV) |
Quatros finais para “a 12ª”
Nesta quinta-feira, Fortaleza e Botafogo disputaram um jogo atrasado após o fim da Data FIFA. Com a vitória, os cariocas poderiam recuperar a liderança. Mas veio o empate em 2 a 2 no Castelão, resultado que iguala o número de jogos de todos os times na tabela, e faz com que o Palmeiras seja líder absoluto do campeonato.
O Botafogo, que liderava por 30 rodadas, viu um concorrente ultrapassá-lo, deixando jogadores e dirigentes alvinegros intimidados e correndo risco de perder a taça, algo impensável. Por outro lado, o multicampeão Abel Ferreira e seus comandados assumiram a ponta, e pela primeira vez, dependem apenas das próprias forças para conquistar a 12ª taça.
Faltando quatro rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro, Fortaleza (F), América-MG (C), Fluminense (C) e Cruzeiro (F) estão no caminho do atual campeão na luta pelo bicampeonato nos pontos corridos.