Ilustração/ooinc |
A temporada 2023 encerrou com algumas surpresas para o Palmeiras. Além de beliscar o tÃtulo do campeonato brasileiro nas últimas cinco rodadas, o Verdão contou com Endrick como destaque na reta final do Brasileirão, além do ótimo desempenho de vários veteranos ao longo do ano.
Raphael Veiga - artilheiro da temporada
Foto: Divulgação/Palmeiras |
O meia Raphael Veiga segue fazendo muitos gols pelo Palmeiras. O camisa 23 superou a temporada anterior em números. O jogador teve um grande desempenho técnico em 2022, mas sofreu uma lesão em agosto que o deixou fora do time, e assim disputou 46 jogos pelo Palmeiras, somando 21 gols e sete assistências.
Em 2023, o maestro alviverde disputou 60 jogos, marcou 18 gols e deu 18 assistências, sendo importante em todas as conquistas do time na temporada, Supercopa, Paulistão e Campeonato Brasileiro. O atleta também liderou o ranking de assistências do Verdão no Brasileirão.
+Leia também: Hendeca e Dodeca, duas conquistas contrastantes
Na conquista do 12º tÃtulo brasileiro do Palmeiras, o jogador foi o meio-campo com mais gols (9), assistências (7), participações em gols (16), finalizações no alvo (32) e passes decisivos (86). De acordo com dados do SofaScore, foi o melhor jogador do torneio.
Veiga recebeu o prêmio Bola de Prata da ESPN como o melhor meia do Brasileirão pelo segundo ano consecutivo.
Endrick - artilheiro do Brasileirão
Foto: Divulgação/Palmeiras |
Com a queda de desempenho de Rony, o camisa 10 assumiu a titularidade. O atacante marcou 14 gols na temporada em 53 jogos, sendo 11 deles no Brasileirão.
A cria da base alviverde brilhou em um momento chave da temporada, no jogo contra o Botafogo, no estádio Nilton Santos (31ª rodada). Confronto entre o lÃder e o vice-lÃder do campeonato. A partida ficou marcada pela virada histórica do Palestra sobre o Alvinegro, que começou a balançar no topo da tabela.
Endrick mudou o jogo para Verdão, e a virada por 4 a 3 virou um sÃmbolo da conquista. Uma partida épica que acabou invertendo o campeão.
Pela personalidade e desempenho, Endrick ganhou o troféu "Revelação" no Prêmio Bola de Prata da ESPN, além de ser premiado pelo gol mais bonito do Brasileirão.
+Leia mais: Palmeiras honra tÃtulos em homenagem a Pelé em 2023
Piquerez - temporada mais madura
Foto: Divulgação/Palmeiras |
O lateral-esquerdo JoaquÃm Piquerez e o lateral-direito Mayke fizeram uma dobradinha na seleção do campeonato brasileiro no prêmio Bola de Prata. Os jogadores foram premiados como os melhores de suas posições.
Piquerez se superou na temporada e entregou o ano mais consistente e positivo desde sua chegada ao Palmeiras, em 2021. Titular absoluto do time, o defensor foi mais seguro na defesa e esteve em fase artilheira no Verdão, com 8 gols e 7 assistências em 2023. O uruguaio também marcou gols em momentos decisivos na temporada, como no mata-mata da Libertadores e Copa do Brasil.
Mayke - novas experiências
Foto: Divulgação/Palmeiras |
Já Mayke fez história com a conquista do Brasileirão pelo Verdão, o lateral-direito é o primeiro atleta pentacampeão brasileiro do paÃs.
Dentro de campo, Mayke se destacou em sua posição por alternar as funções de lateral e ponta pela direita. Na reta final do campeonato, Abel Ferreira impôs mudanças no time após a lesão do atacante Dudu, e uma delas foi explorar caracterÃsticas do lateral. Deu muito certo para o jogador, que acabou fazendo ótimos jogos na reta final da temporada, definindo (2 gols) e como assistente (8).
Zé Rafael - o "trem" segurou as pontas
Foto: Divulgação/Palmeiras |
O dedicado Zé Rafael é considerado por muitos o melhor jogador do Palmeiras na temporada. O volante foi desafiado a jogar no “sacrifÃcio” e cumpriu bem a função que lhe foi passada: a de tentar fechar a lacuna deixada por Danilo, vendido ao futebol inglês no inÃcio do ano.
Sem reposição, o técnico Abel Ferreira delegou ao camisa 8 jogar como um “5” improvisado, ficando um pouco mais parado à frente da defesa.
Para a satisfação do “trem”, ele foi ficando mais livre ao longo da temporada, e acabou ajudando ofensivamente nas cinco rodadas finais rumo ao tÃtulo brasileiro. O jogador marcou dois gols importantes nas últimas cinco rodadas do returno.
O volante marcou na vitória por 3 a 0 sobre o Internacional, triunfo que deu a liderança ao Verdão na 34ª rodada, e fez o gol do empate em 2 a 2 contra o Fortaleza, em um jogo difÃcil fora de casa com um homem a menos. Um resultado que garantiu o Verdão na ponta da tabela faltando dois jogos para o fim do campeonato. Na penúltima rodada, o volante deu o passe para o gol de Breno Lopes sobre o Fluminense, gol que deixou o Verdão com a mão na taça.
Zé Rafael: 60 jogos, 3 gols, 4 assistências.