Chega ao fim o ciclo de Breno Lopes no Palmeiras, o herói da conquista do time na Libertadores 2020

Foto: Divulgação/CBF

Breno Lopes não vestirá mais a camisa do Palmeiras, o Verdão acertou o empréstimo do atacante ao Fortaleza até o fim do ano, portanto, o atleta não retornará para a equipe paulista. Apesar de nunca ter sido titular absoluto da equipe, Breno Lopes encerra sua passagem de forma bem sucedida, como herói do Palmeiras no título da Libertadores 2020.

Boa sorte nos próximos desafios, Breninho! Você está em nossa história!”.

Com essa frase, o twitter oficial do Palmeiras confirmou a saída de Breno Lopes, nesta quinta-feira (18), embora o Boletim Informativo Diário (BID) da CBF tenha entregado bem antes o acerto do ponta com o Leão do Pici. O jogador de 28 anos vai defender a equipe cearense por empréstimo até o fim do ano, quando encerra o seu contrato com o Palmeiras.


O Rei dos Acréscimos


Breno não conseguiu ser titular absoluto do Verdão. O atacante foi uma opção bastante utilizada por Abel Ferreira no banco de reservas, tido como um atleta sortudo, que sempre esteve no lugar certo, mesmo quando o relógio indicava os últimos minutos. Assim, ganhou o apelido de “Rei dos Acréscimos", por marcar gols nos minutos finais do jogo.


O jogador fez gols decisivos pelo Palmeiras, o último deles contra o Fluminense, no Brasileirão do ano passado, quando fez o gol da vitória sobre o tricolor carioca no Allianz Parque, e deixou o Palestra com as mãos na taça, na 37ª rodada.

Breno faz gol importante contra o Fluminense na reta final do Campeonato Brasileiro 2023 (Divulgação: Palmeiras)

Breno Lopes também marcou o gol do bicampeonato do Palmeiras na Libertadores, em 2020, contra o Santos no Maracanã. Breno surgiu como uma opção inesperada no banco de reservas, e até esse jogo tinha apenas 17 partidas pelo time (seis como titular). Ainda sim, foi escolhido por Abel Ferreira, em um momento dramático da final.


O jogador, que tinha acabado de chegar e que quase ninguém conhecia, marcou um dos principais e mais memoráveis gols da história do Palmeiras. Aos 53 minutos do 2º tempo, nos acréscimos, pouco depois de entrar em campo, Breno aproveitou o lançamento de Rony e cabeceou a bola na rede do Maracanã. Vitória por 1 a 0 sobre o Santos, e o Palmeiras sagrou-se bicampeão da Libertadores.

Breno sobe mais alto e marca gol do título do Palmeiras na Libertadores 2020 (Foto: Reprodução/Pool/Getty Images)
Breno Lopes comemora gol do título da Libertadores 2020 (Foto: Reprodução/Pool/Getty Images)

Leia+ Palmeiras agita futebol brasileiro com contratação de jogador titular na Europa


Falta de espaço e o fim do ciclo

O mineiro foi contratado em novembro de 2020 pelo Verdão, vindo do Juventude-RS. Mesmo não sendo titular e sem grandes recursos técnicos, o atacante conseguiu cravar seu nome na história do clube, e afirmou que sai do Palmeiras com a cabeça erguida.


“Mais do que títulos, o carinho de todos os funcionários, o respeito, as amizades. É um legado que deixei no clube. Estou saindo pela porta da frente, algo que eu sempre desejei. Fico muito feliz por tudo o que vivi, todos os títulos e as experiências", disse Breno.

Na atual temporada, o atacante atuou em oito partidas e marcou um gol. O jogador foi perdendo ainda mais espaço no elenco palmeirense depois da ascensão de Flaco López, e por isso aceitou ser negociado com o Fortaleza.


Breno Lopes se despede do Palmeiras com:

  • 166 jogos 

  • 25 gols marcados

  • Nove  títulos conquistados (Libertadores (2020-2021), Brasileirão (2022-2023) e Recopa Sul-Americana (2020), Supercopa (2023) e Campeonato Paulista (2022-2023-2024).

Vídeo: Breno Lopes se despede do Palmeiras