Ilustração:ooinc |
Qual a origem do Independiente del Valle?
O Independiente del Valle foi fundado em 1º de março de 1958, em Sangolquí (província de Pichincha), a 25 minutos de Quito-EQU. De início, o clube recebeu o nome de Independiente José Terán, em homenagem a um de seus fundadores e ao Independiente, time argentino com maior número de títulos na Libertadores até os dias atuais.
O "IDV" nasce de origem humilde, entre 1979 e 2008 se estabilizou como um clube de divisões inferiores no Equador. Nesse intervalo de tempo, entre 1986-96 passou por momentos obscuros atuando, praticamente, como uma equipe amadora.
Em 2006, o clube equatoriano inicia uma nova fase, quando de fato começa a se profissionalizar, se tornando uma Sociedade Anônima de Futebol (SAF), antes mesmo da moda pegar entre brasileiros.
O efeito cinderela e o “Vale dos sonhos”
Um grupo de empresários fortes do Equador compra o clube com objetivos bem definidos: investir em categorias de base, infraestrutura e assumir um modelo de gestão empresarial. Mudança que leva à alteração do nome do clube. Em 2014, passou de Independiente José Terán para Club de Alto Rendimiento Especializado Independiente del Valle. Deixado para trás o vermelho que remete ao clube argentino e adotando novas cores: o preto e o azul.
O Independiente Del Valle começa a explorar um terreno pouco aproveitado no Equador, por meio do desenvolvimento de jogadores locais. O compromisso transformador com jovens do país rendeu frutos quatro anos depois, com a ascensão do clube nas principais competições. Até então, a equipe não tinha nenhum título expressivo. Com uma administração mais profissional, resultados esportivos começaram a aparecer.
Para se firmar mais ainda, o clube construiu o Estádio Banco Guayaquil, inaugurado em 2021. Com capacidade para 12 mil pessoas, é símbolo do crescimento do Independiente Del Valle no Equador. O clube intitula a sua casa como “o primeiro estádio sustentável do país”. O mantra “Vale dos sonhos” é estampado em diversos locais da estrutura interna e externa do complexo esportivo.
Foto: Divulgação/Independiente del Valle |
Foto: Divulgação/Independiente del Valle |
Independiente del Valle é popular?
O projeto do Independiente del Valle, como clube moderno e SAF, é conquistar mais torcedores. No Equador, o maior campeão nacional do país, o Barcelona de Guayaquil, com 16 títulos, lidera em popularidade com outros times de mais tradição local, como Emelec e LDU.
Desde 2016, o del Valle passou a figurar nas principais competições internacionais. Com a ascensão nos torneios, passou de um clube modesto e irrelevante no futebol equatoriano a candidato a ser um dos principais do país desde que a Sociedade Anônima do Futebol (SAF) começou a se popularizar na América do Sul.
Poucas equipes do Equador conseguem ser protagonistas no cenário sul-americano. Na principal competição do continente, o melhor resultado é da LDU, campeã da Libertadores em 2008. Com menos êxito, o Barcelona de Guayaquil, com dois vices na Libertadores em 1990-98, e do próprio Independiente del Valle, vice-campeão em 2016.
Independiente del Valle tem quantos títulos nacionais e internacionais?
Três anos após chegar à sua primeira final de Libertadores, o
Independiente del Valle saiu do papel de coadjuvante mostrando mais resultados de
seu projeto. O time conquista a Copa Sul-Americana em 2019, o seu primeiro
grande título na história e internacional. Desde então, o clube-empresa vem se
destacando no futebol equatoriano e, aumentando sua, ainda modesta, galeria de
títulos.
Em 2021, o Independiente del Valle foi campeão do Campeonato Equatoriano pela primeira vez. Seus títulos recentes e algumas façanhas fizeram com que a equipe tivesse mais visibilidade nos últimos anos, ganhando a fama de Davi, por ser algoz de vários times grandes do Brasil.
Principais títulos:
-Vice-campeonato da Libertadores (2016)
-Campeonato Equatoriano (2021)
-Copa Sul-Americana (2019 e 2022)
-Supercopa do Equador (2022)
-Copa do Equador (2022)
-Recopa (2023)
Palmeiras x Independiente del Valle: retrospecto
Jogos: 2
Vitórias: 2
Empates: 0
Derrotas: 0
Gols Pró: 6
Gols Contra: 0
*Dados oficiais contados pelo Palmeiras
Último confronto: 11/05/21 - Copa Libertadores fase de grupos - Estádio Rodrigo Paz Delgado - Independiente del Valle 0 x 1 Palmeiras.