Endrick se despede do Palmeiras com números e recordes impactantes

Números de Endrick no Palmeiras: recordes, gols, títulos e prêmios individuais
Endrick chora durante o hino nacional em seu jogo de despedida no Palmeiras (Foto: Reprodução/Sipa USA/Alamy)
Endrick fez o seu último jogo com a camisa do Palmeiras nesta quinta-feira (30). A revelação da base palmeirense se despediu do clube no empate em 0 a 0 entre o Verdão e San Lorenzo, em partida válida pela última rodada da fase de grupos da Libertadores. O camisa 9 não marcou gols em sua despedida no Allianz Parque, mas saiu muito aplaudido pelos palmeirenses, que vão guardar na memória seus gols, títulos e momentos marcantes.

Os números de Endrick

A curta passagem de Endrick pelo Palmeiras rendeu números impactantes. O camisa 9 disputou 82 jogos, marcou 21 gols, quatro assistências, conquistou cinco títulos e vários recordes com a camisa do Verdão.

Títulos de Endrick no profissional 

  • Campeonatos Brasileiros de 2022 e 2023;

  • Supercopa do Brasil de 2023;

  • Campeonatos Paulistas de 2023 e 2024.


Endrick colecionou marcas no Palmeiras

  • Jogador mais jovem a estrear pelo Palmeiras (16 anos, 2 meses e 15 dias)
  • Jogador mais jovem a marcar um gol pelo Palmeiras (16 anos, 3 meses e 4 dias) - Com essa idade, nenhum outro jogador havia sequer estreado pelo clube;
  • Jogador mais jovem a marcar um gol no Brasileirão de pontos corridos (16 anos, 3 meses e 4 dias);
  • Primeiro atleta da história do Palmeiras a ganhar títulos em todas as categorias (Sub-11, Sub-13, Sub-15, Sub-17, Sub-20 e Profissional);
  • Jogador mais jovem a marcar um gol pelo Palmeiras na Libertadores (16 anos, 10 meses e 16 dias);
  • 2º jogador com mais gols em uma edição de Campeonato Brasileiro abaixo dos 18 anos (11 gols em 2023);
  • Maior artilheiro da história do Campeonato Brasileiro entre atletas com menos de 18 anos: 14 gols, seguido por Ronaldo Fenômeno, com 12, Neymar, com 10, Jô, com nove, Rodrygo, com oito, e Gabriel Barbosa, com sete;
  • Jogador mais jovem a fazer gol pelo Palmeiras contra o Corinthians: 17 anos, superando Heitor e Mazzola, ambos com 18;
  • Atual maior artilheiro do mundo entre atletas com menos de 18 anos: 23 gols (21 pelo Palmeiras e 2 pela Seleção Brasileira.

Prêmios individuais de Endrick

O atacante também acumulou algumas premiações vestindo a camisa do Palmeiras.

  • Foi eleito a revelação do Campeonato Brasileiro de 2022 pela CBF;
  • Bola de Prata de revelação do Campeonato Brasileiro de 2023;
  • Artilheiro da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2022.
Números de Endrick no Palmeiras: recordes, gols, títulos e prêmios individuais
Contra o San Lorenzo, Endrick fez seu último jogo antes de se transferir para o Real Madrid (Foto: Divulgação/Allianz Parque)

O início da ascensão

Endrick iniciou sua trajetória no Palmeiras aos 10 anos de idade, sendo o maior destaque das categorias de base do clube pela facilidade em fazer gols. O jovem atacante deixou o palmeirense empolgado com o seu desempenho e quando foi protagonista na conquista inédita do Verdão na Copinha, em 2022.

A estreia no profissional

Depois de conquistar muitos títulos na base, Endrick estreou pelo profissional do Palmeiras. A estreia do atacante foi em jogo contra o Coritiba, na 30ª rodada do Brasileirão 2022, na goleada palmeirense por 4 a 0 no Allianz Parque. 

Foto: Divulgação/Cesar Greco/Palmeiras)
O primeiro gol na equipe principal

O primeiro gol de Endrick como profissional do Palmeiras foi contra o Athletico-PR. Poucos meses depois de estrear no time de Abel Ferreira, a joia palmeirense marcou dois gols na vitória do Alviverde sobre o Furacão na 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogador fez uma bela partida e foi decisivo para virada e vitória por 3 a 1.
Foto: Divulgação/Cesar Greco/Palmeiras)

O primeiro gol na Libertadores

Na temporada seguinte, Endrick marcou o seu primeiro gol na Copa Libertadores. Ele anotou o quarto gol do Palmeiras na vitória por 4 a 2 sobre o Barcelona de Guayaquil, durante a fase de grupos da Libertadores.
Endrick em atuação contra o Barcelona-EQU (Foto: Divulgação: Cesar Greco/Palmeiras) 

Protagonismo

Endrick foi o grande personagem da arrancada do Palmeiras na conquista do Campeonato Brasileiro 2023. A virada por 4 a 3 sobre o Botafogo na reta final do Brasileirão ficou marcada como um dos maiores jogos da história dos pontos corridos.

A Cria da Academia liderou o Palestra para uma virada épica contra o líder do campeonato. Aos 17 anos, colocou o Palmeiras na briga pelo título, que até então era tido como improvável.

O esforço de Endrick resultou em mais um título brasileiro para o Palmeiras, além de protagonista, foi artilheiro da equipe na competição com 11 gols.

Endrick teve atuação de gala contra o Botafogo em jogo histórico (Foto:Divulgação/Brasileirão)

A última conquista de Endrick pelo Palmeiras foi o Paulistão. Em 2024, o campeonato ficou marcado como o “Paulistão de Endrick”. O atacante se destacou e foi eleito o craque do estadual. O camisa 9 jogou a semifinal contra o Novorizontino no sacrifício. Mesmo com um problema na coxa, foi escalado e marcou o gol que classificou o Palestra para a grande final contra o Santos.

Foi nessa partida que ele fez uma das comemorações mais bonitas do futebol. Depois de marcar o gol da classificação do Palmeiras para a final do campeonato, Endrick celebrou o momento erguendo o escudo do Verdão para o alto, desfilando diante da torcida no Allianz Parque, como um gesto nítido de gratidão.

Endrick mostra carinho pelo Palmeiras com comemoração emocionante (Foto: Divulgação/Guilherme Veiga/Ag. Paulistão)