Palmeiras supera plano defensivo do Del Valle e avança às oitavas da Libertadores

Palmeiras Del Valle oitavas de final Libertadores
Richard comemora gol contra o Del Valle (Foto: Divulgação/Cesar Greco/Palmeiras)

Com gols de Richard Ríos e Gustavo Gómez, o Palmeiras venceu o Independiente del Valle-EQU por 2 a 1, nesta quarta-feira (15), no Allianz Parque, e garantiu uma vaga nas oitavas de final da Conmebol Libertadores, além de assumir a melhor campanha geral da fase de grupos do torneio internacional. O Verdão é o líder do Grupo F com 13 pontos conquistados.


Palmeiras x Independiente del Valle - Como foi


Estêvão, Endrick, Flaco López e Lázaro foram as escolhas de Abel Ferreira para deixar o Palmeiras mais agressivo no ataque. O quadrado ofensivo sem meia de criação deveria furar a linha de defesa do  Independiente del Valle, que estava bastante povoada.

O Verdão não conseguiu acelerar o jogo, além disso, sem um armador, pouco criou no meio-campo. O Alviverde até chegou ao gol nos primeiros minutos com Zé Rafael, mas o juiz anulou por impedimento. Por outro lado, o Del Valle só reagia, encontrava brecha nos espaços para sair em velocidade com passes rápidos e tentar surpreender os palmeirenses quando roubavam a bola.
Palmeiras Del Valle oitavas de final Libertadores
Endrick disputa bola com equatorianos (Foto: Divulgação/Conmebol/Libertadores)

Bola parada resolve baixa criatividade 


A bola parada foi o recurso que colocou o Palmeiras em vantagem para superar a linha defensiva escalada pelo técnico Javier Gandolfi. O Verdão cresceu no fim da primeira etapa e teve uma ótima oportunidade aos 36 min. Richard Ríos cobrou uma falta de longa distância, o chute forte do colombiano não deu chance para o goleiro Ramírez e foi parar no fundo do gol (1-0). Mais presente no campo de ataque, o Palmeiras ampliou o placar ainda nos acréscimos. Gustavo Gómez converteu pênalti e deixou o Palmeiras mais confortável na partida (2-0).

No 2º tempo, Abel Ferreira foi desmontando a escalação inicial do Palmeiras, enquanto o Del Valle passou a incomodar mais no setor ofensivo. A equipe equatoriana conseguiu diminuir o placar aos 19 min com gol marcado por Lautaro Díaz (2-1).

As mudanças de Abel não alteraram as dificuldades de criação do Palmeiras no meio-campo, mas o time conseguiu se sair bem na defesa com as entradas do zagueiro Luan e do lateral-direito Mayke, e assim conseguiu garantir a vitória sobre a equipe do Equador.
Êstevão buscou o jogo pelas beiradas e chamou atenção com dribles (Foto: Divulgação/Allianz Parque)

Palmeiras avança às oitavas de final


Pela oitava vez consecutiva, o Palmeiras garante vaga nas oitavas de final da Copa Libertadores. Com a vitória por 2 a 1 sobre o Independiente del Valle, o Verdão se classifica para o mata-mata com uma rodada de antecedência.

O Palestra segue  isolado na liderança do Grupo  F com 13 pontos (4 vitórias, 1 empate e 9 de saldo).  A equipe paulista também assumiu a liderança geral da competição, pois tem vantagem no saldo de gols. Na última rodada, o Verdão terá mais um objetivo: garantir a melhor campanha da fase de grupos pela sexta vez nas últimas sete edições do torneio.

O Palmeiras encerra a campanha na primeira fase contra o San Lorenzo em casa. Vale ressaltar que o Palestra está invicto há 18 jogos como mandante pela Libertadores, desde maio de 2021.
Foto: Divulgação/Conmbol/Libertadores

Palmeiras 2  x 1  Independiente del Valle - os gols

PALMEIRAS - Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Zé Rafael, Richard Ríos (Luan), Estêvão (Mayke) e Lázaro (Rômulo); Endrick (Raphael Veiga) e Flaco López (Rony). Técnico: Abel Ferreira.