Dudu desiste do Cruzeiro, fica no Palmeiras e volta a treinar com elenco

Dudu Palmeiras Cruzeiro
Foto: Reprodução/AGIF
Desde o anúncio surpresa de que Dudu estava prestes a fechar sua ida para o Cruzeiro, palmeirenses aguardavam ansiosos o pronunciamento do camisa 7, enquanto o jogador se manteve em silêncio acompanhando a repercussão negativa desde o último sábado (15). Silêncio quebrado nesta segunda-feira (17), quando Dudu usou as redes sociais para romper publicamente qualquer acerto verbal com o time mineiro. Atitude que fez o jogador participar normalmente dos treinos com o restante do elenco, nesta terça-feira (18).

Depois de vencer o Atlético-MG por 4 a 0, nesta segunda-feira, na Arena MRV, pelo Brasileirão, o Palmeiras treinou esta manhã na Academia de Futebol. Com a situação definida, Dudu treinou com os companheiros sem restrições. Recuperado de lesão após pouco mais de 9 meses parado, o retorno do jogador ao time deve ser gradativo, mas dependendo da sua resposta física, sua escalação entre os titulares pode ser antecipada agora que Lázaro e Rômulo estão lesionados.

Entenda o Caso Dudu


Foi um final de semana movimentado para a torcida do Palmeiras e para Dudu. A notícia de que o atacante tinha um acordo com o Cruzeiro movimentou os bastidores do Verdão e teve uma repercussão negativa entre os palmeirenses. O clube celeste se antecipou e divulgou uma nota comunicando que estava tudo certo entre as partes para a transferência do atleta, incluindo a diretoria do Palmeiras. O Cruzeiro anunciou o acordo com o atacante sem a assinatura do contrato, o que deixou aberta a chance de desistência de Dudu. Do sábado até a segunda-feira (17), o caso teve várias reviravoltas.

A notícia da saída repentina de um dos jogadores mais importantes do Palmeiras no século e ídolo de uma geração caiu muito mal não só entre torcedores, mas também entre ídolos do clube, como Marcos e Ademir da Guia, além de líderes da principal torcida organizada do Verdão, a Mancha Alviverde. Líderes que também são amigos pessoais de Dudu.


Leila Pereira libera Dudu 

Veículos de imprensa começaram a apurar que o atacante havia desistido do negócio, pois estava assustado com a repercussão. Dudu chegou a conversar sobre o assunto com o elenco do Palmeiras e com a comissão técnica durante o treino de domingo, atividade de preparação para o jogo contra Atlético-MG. Na conversa, teria manifestado o desejo de continuar no Palmeiras.

Nesta segunda-feira, a presidente do Palmeiras se posicionou pela primeira vez em nome do clube. Leila Pereira foi enfática e deu como encerrado o ciclo de Dudu no Palmeiras, declarações que pegaram muita gente desprevenida. Além de afirmar que o negócio partiu de uma iniciativa do próprio jogador, a mandatária endureceu o posicionamento do clube e afirmou que esperava que Dudu cumprisse o acordo e concretizasse sua saída para o Cruzeiro. Caso desistisse, ficaria para honrar o seu contrato com o Palmeiras, mas sem aumento e sem renovação futura.

Dudu desiste do acordo e diz que quer continuar no Palmeiras 


Horas depois, Dudu se manifestou pela primeira vez. Depois de ouvir as versões do diretor de futebol do Cruzeiro, Alexandre Mattos, da presidente do Palmeiras, Leila Pereira, a torcida palmeirense finalmente teve uma posição de Dudu. Em post no instagram, o jogador falou em tristeza diante da situação, assumiu o acordo com o Cruzeiro, mas confirmou sua desistência. Ao contrário do que disse a presidente do clube, Dudu não deu por encerrado seu ciclo no Palmeiras. 
"Sinto que posso seguir construindo a minha história aqui. Foram dias muito tristes e difíceis. Sofri duras críticas, mas eu sei o que está no meu coração e o quanto respeito essa instituição", afirmou Dudu.
Reprodução: Instagram/Dudu
Pouco depois, o Cruzeiro também voltou a público, desta vez, para retirar a proposta feita ao jogador. "Mediante os fatos que se tornaram públicos nos últimos dias, após o anúncio de acordo entre Cruzeiro, Palmeiras e Dudu, o clube celeste se dirige à sua torcida para informar que retirou oficialmente a proposta ao atacante e à equipe paulista", comunicou o clube.

Reprodução: Instagram/Cruzeiro Oficial 
Dudu tem contrato com o Palmeiras até janeiro de 2025. O jogador voltou a treinar e estará a disposição de Abel Ferreira nos próximos jogos. O atacante ainda não sabe o tamanho das sequelas deixadas pela situação que envolveu os times mais importantes de sua carreira. Revelado no Cruzeiro e ídolo do Palmeiras, Dudu criou um mal estar nos dois clubes, mas terá que tentar diminuir os danos causados no clube no qual conquistou tudo.

Nessa empreitada, o jogador vai poder contar com Abel Ferreira e todo o elenco do Palmeiras. O técnico e alguns companheiros de clube já expressaram satisfação pelo "fico" de Dudu.