Foto: Divulgação/Fábio Menotti/Palmeiras |
Entre Palmeiras e Europa, melhor para o Verdão
Equipes como o Atlético de Madrid o acompanharam de perto e monitoraram o jogador. No entanto, foi o Palmeiras quem tomou a atitude de colocar uma proposta na mesa para o clube argentino. Precisando da venda, o San Lorenzo aceitou a proposta palestrina. O Alviverde investirá 7,5 milhões (R$ 40,7 milhões) de dólares por 75% dos direitos econômicos de Giay, que acumulou 88 jogos e dois gols pelo San Lorenzo, clube que o profissionalizou.
Foto: Divulgação/Fábio Menotti/Palmeiras |
“Quando um clube tão grande como o Palmeiras demonstra interesse por você, é sinal de que está fazendo bem as coisas. Vim para colaborar com os meus companheiros e ganhar títulos” [...]. Sou um jogador agressivo, dinâmico e veloz, um pouco do que é o futebol argentino, que é um futebol de garra", afirmou Giay ao site oficial do Verdão,
Quem é Agustín Giay
Agustín Giay é uma das grandes revelações do futebol argentino. Aos 20 anos, o jovem despertou muito cedo o interesse de clubes europeus. Tem como diferencial a velocidade e a grande adaptabilidade, podendo atuar na lateral ou como meio-campista.
O jogador nasceu em 16 de janeiro de 2004 em San Carlos Centro, província de Santa Fé. Uma cidade pequena, com pouco mais de 15 mil habitantes. Giay Se destacou no futebol juvenil muito cedo. Iniciou sua carreira no Argentinos de San Carlos Centro.
Aos 10 anos, San Lorenzo, Colón e Argentinos Juniors estavam de olho nele. Porém, seus pais, Maximiliano e Lorena, queriam que o pequeno, antes de tudo, terminasse os estudos primários. Foi o acordo entre todos. Assim, aos 13 anos, Agustín viajou para Buenos Aires e ingressou no San Lorenzo.
Uma infância próxima do mundo do campo, da pesca e dos passeios de bicicleta com os amigos começou a ficar para trás. Aos poucos, ele começou a se destacar e desde muito cedo foi convocado para as categorias de base, fazendo parte das equipes Sub-15 e Sub-17.
Foto: Reprodução/Instagram /Giay |
O início no profissional
A estreia de Giay no profissional foi no dia 19 de abril de 2022, contra o Unión de Santa Fé, pela 11ª rodada da Copa da Liga Argentina. Jogou em uma posição diferente da habitual: meio-campista em uma linha de cinco na defesa. Posição que o técnico do San Lorenzo, Rubén Insua, o manteve, e logo o garoto tornou-se peça vital no Ciclón, ao mostrar que pode ser um jogador curinga. Seu primeiro gol foi inesquecível, contra o Boca Juniors.
Seu processo nas categorias de base foi concluído. Venceu o torneio L'Alcudia pela seleção argentina Sub-20 e marcou um gol na vitória por 4 a 0 sobre o Uruguai na final. Recebeu a braçadeira de capitão e foi escolhido em algumas oportunidades por Mascherano para ter a voz de comando na seleção argentina Sub-20.