Derby das crias (Foto Fernando Soutello/AGIF) |
O Palmeiras venceu o Corinthians por 2 a 0 na 13ª rodada do Brasileirão, nesta segunda-feira (1), com gols do volante Fabinho e Vitor Reis, zagueiro de 18 anos que estreou como titular. A vitória além de aumentar a crise no arquirrival, vice-lanterna do campeonato, fica marcada como o “derby das crias”, tendo em vista que o Palestra encerrou o jogo com nove jogadores formados na base.
Não foi um primeiro tempo brilhante do Palmeiras no Allianz Parque. Com o Corinthians determinado em parar o jogo o máximo possível, apostando na defesa e contra-ataques, o Verdão não conseguiu impor intensidade no jogo e acelerar o passe, cenário que resultou em um 0 a 0 sem emoções no 1º tempo.
Não faltou apoio nas arquibancadas (Foto: Fernando Soutello AGIF) |
Para o Derby, o técnico Abel Ferreira não pôde contar com jogadores importantes, como Gustavo Gómez (Copa América), Richard Ríos (Copa América), Murilo (lesão), Aníbal Moreno e Rony (suspensos). Sem os titulares na zaga, coube a garotada formada na base do Verdão assumir a responsabilidade.
Além dos mais experientes, Weverton, Veiga, Zé Rafael, Piquerez, Marcos Rocha e Flaco López, Abel Ferreira escalou Fabinho, Gabriel Menino e Estêvão. Kayke Naves, de 22 anos, e Vitor Reis, de 18, fizeram a dupla de zaga alviverde, os cinco últimos formados na base alviverde.
Foi apenas o segundo jogo de Vitor no profissional, o defensor estreou na rodada anterior contra o Fortaleza. No clássico, fez sua primeira partida como titular.
Leia+: Por que o Palmeiras vem atraindo promessas do futebol sul-americano?
Vitor Reis e Naves em ação no Derby (Foto: Divulgação/ Cesar Greco) |
"Inacreditável, isso é novo para mim, primeiro jogo titular ser desse jeito. Essa história vou contar para sempre na minha vida. Vai ficar marcado. Desde que eu cheguei, o elenco é muito bom. Quando eu descobri que ia ter essa oportunidade fiquei muito feliz. Isso mostrou que eu e o Naves estamos prontos”, declarou Vitor Reis.
Com apenas 18 anos, Vitor Reis faz atuação segura e é premiado com gol no Derby (Foto:Cesar Greco/Palmeiras) |
Poucos minutos depois, Veiga, Estêvão e Garro, do Corinthians, se estranharam em campo. O meia palmeirense acabou sendo expulso do jogo. Com um a menos durante quase todo o 2º tempo, o Palmeiras teve que se defender para segurar o resultado. Os visitantes, por sua vez, não conseguiram aproveitar a vantagem numérica.
O Palmeiras venceu o Corinthians e estacionou na vice-liderança do Brasileirão com 26 pontos, um a menos que o líder Flamengo. Triunfo com carimbo das Crias da Academia, gols de jogadores formados na base, cinco titulares da base, e no final da partida, encerrou o Derby com 9 jogadores pratas da casa em campo, que entraram no decorrer da partida: Garcia, Vanderlan e Jhon Jhon.