Palmeirenses comemoram gol de Luis Guilherme sobre Del Valle (Foto: Cesar Greco/Palmeiras) |
Independiente del Valle 2 x 3 Palmeiras - resumo
O Palmeiras enfrentou o Independiente del Valle no estádio Banco Guayaquil. A partida que valia a liderança no Grupo F na 3ª rodada foi destaque na rodada. Jogando na altitude de 2.850 metros, em Quito, o Verdão entrou em campo sabendo que teria que enfrentar dois adversários. O Del Valle, invicto na temporada, até então, mostrou porque era considerado o adversário mais difícil do grupo.
Abel Ferreira tentou diminuir a pressão do time da casa com uma postura mais defensiva, colocando em campo a seguinte escalação:
Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez e Luan (Vanderlan); Mayke (Luis Guilherme), Aníbal Moreno, Richard Ríos, Raphael Veiga (Estevão) e Piquerez; Endrick (Lázaro) e Rony (Flaco López).
No entanto, nada funcionou para o Alviverde na primeira etapa com a escalação inicial. Sem encaixar a marcação, os espaços foram aparecendo cada vez mais, e o Palmeiras ficou sob o domínio da equipe equatoriana nos primeiros 45 minutos.
45 minutos de um Palmeiras confuso e desarticulado
Sem conseguir tocar a bola, o Verdão, que já estava escalado para ter uma postura mais defensiva, não conseguiu jogar. Os 22, 7% de posse de bola da equipe palmeirense no 1º tempo atestaram um dos piores desempenhos do Palmeiras na era Abel Ferreira, com o índice de posse de bola mais baixo entre os jogos desde 2020. Raríssimas vezes, o Verdão viu um adversário sobrar em campo.
O time da casa soube aproveitar os espaços e abriu 2 a 0 no placar. O Palmeiras não incomodava no campo de ataque, deixando o Independiente del Valle ainda mais confortável no jogo, principalmente Kendry Páez, de 16 anos. A jovem promessa equatoriana ditou o ritmo no ataque e sua atuação resultou em um gol aos 12 min. Páez acertou um belo chute quase no ângulo e sem chance para Weverton (1-0).
Além da frágil marcação, jogadores palmeirenses enfrentaram o desgaste provocado pela altitude em Quito, o cansaço era mais um grande obstáculo. O Palmeiras teve dificuldade de entrar no jogo e ficou preso em um cenário quase irreversível.
Com o controle da posse de bola na primeira etapa, o Del Valle criou mais oportunidades de gol, e o time ampliou ao 38 min. Hoyo recebeu passe de Páez e marcou o segundo dos equatorianos (2-0).
Aos 46 min, no fim do primeiro tempo, o Palmeiras conseguiu tocar a bola e criar a primeira oportunidade. Rony cruzou para Endrick, que cabeceou na rede do goleiro Moisés. Na primeira chance, o Palmeiras fez o gol que deu esperanças ao time no vestiário (2-1).
Palmeiras não entrega o jogo e busca virada eletrizante na altitude
No 2º tempo, o Palmeiras mudou a postura. O Verdão conseguiu superar o 1º tempo em que foi completamente dominado, encontrando força para reagir na última etapa. O Palestra, que não se encontrava em campo, superou as dificuldades e correu atrás do resultado até o minuto final.
Abel Ferreira melhorou a equipe com substituições, a entrada de Flaco López, Lázaro, Luis Guilherme e Estevão mudaram a cara do time. Com mais posse bola, passou a incomodar a defesa do Del Valle e a assustar os donos da casa.
Com a bola no chão, o Palmeiras construiu o gol do empate aos 35 min. Lázaro recebeu passe de Flaco López, invadiu a área e chutou no gol do goleiro Moisés. Com ajuda do banco de reservas, o Verdão empatou o jogo no estádio Banco Quayaquil (2-2). Começava a reação palmeirense, mostrando sua capacidade intrigante de se transformar e mudar a história de um jogo em meio a situações adversas.
O Palmeiras acreditou no empate e não quis entregar a vitória ao Independiente Del Valle. O Verdão deixaria a equipe da casa sem ação aos 49 min do 2º tempo, no último minuto do jogo, quando Luís Guilherme arriscou um chute da intermediária. A cria da base acabou marcando um golaço, o gol da virada inesperada do Palmeiras (2-3). O primeiro gol do meia no profissional resultou em uma das vitórias mais importantes da história do clube.
Depois de um primeiro tempo sobrando em campo, o Independiente del Valle passou alguns minutos com a ilusão de um jogo vencido, enquanto o Palmeiras se regenerava nos vestiários para mudar o script de um time quase abatido e construir um arco de uma surpreendente vitória.
Com o triunfo na 3ª rodada, o Palmeiras soma 7 pontos, e é líder isolado no Grupo F da Libertadores.